Segundo Matt Blumberg, CEO da Return Path, as melhores campanhas de Email Marketing não são sobre a empresa que envia a mensagem ou sobre o que ela quer que seu cliente faça. Elas são sobre seus clientes e sobre o que interessa a eles .
Estamos vivendo na “Era do Cliente”, onde a concorrência é feroz e ser a primeira escolha do consumidor é uma das vantagens competitivas mais importantes. Para vencer, as empresas devem manter o foco em compreendê-los e interagir com eles melhor do que ninguém.
O que mudou na prática de Email Marketing
Todos os avanços na comunicação digital, como o aparecimento de novas fontes de informação e conexão social e melhoria nos dispositivos móveis tornaram o cliente mais poderoso. Ele é bombardeado por informações o tempo todo e está cada vez mais seletivo.
Existem boas práticas de Email Marketing que já mencionamos em outros materiais, mas o maior desafio hoje, ao contrário do que acontecia no passado, não é mais conseguir entregar uma grande quantidade de mensagens para o maior número possível de pessoas, mas, sim, entregar a mensagem certa, para a pessoa certa.
O conteúdo das mensagens precisa conter as informações pelas quais o cliente procura para despertar o seu interesse, em meio a uma enxurrada de informações que ele recebe durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar a partir de seu smartphone.
E sua empresa só vai conseguir isso por meio de mensagens mais estratégicas e com conteúdo relevante para o consumidor.
O que é SPAM para o novo consumidor
Para o nosso propósito aqui, SPAM é definido como “o oposto do engajamento”, mas existe também a definição legal de SPAM. No Brasil, SPAM pode ser classificado como qualquer email que viola as normas do código de autorregulamentação para Email Marketing.
Aos olhos do cliente, a definição de SPAM é muito mais ampla e menos tolerante. Ele acredita que pode, deliberadamente, marcar como SPAM:
- Qualquer email que ele não espera receber;
- Qualquer email que ele não quer na inbox;
- Qualquer email que o incentive a marcar como spam;
- Qualquer email que ele tenha optado por receber, mas decidiu que não quer mais;
- Qualquer email em, que, para deixar de receber a mensagem, seja mais fácil marcar como SPAM que dar opt-out.
Resumindo: neste contexto, SPAM é aquela mensagem que não é interessante para quem recebe. Se um visitante optou por receber seu material, ele acredita que você pode informar e até mesmo entretê-lo, mas jamais entediá-lo, ou pior, irritá-lo. E, se suas mensagens não estiverem atendendo a todas as suas expectativas, ele vai simplesmente fazer opt-out antes que você planeje a mensagem seguinte.
Algumas dicas para ter sucesso nas campanhas de email marketing:
– “Converse” com seu cliente;
– Seja relevante sempre, entregue conteúdo de qualidade;
– Frequência, mantenha sempre uma periodicidade.
O melhor marketing não é percebido como marketing se você conseguir genuinamente conquistar o engajamento do seu público. Comece a mudança pela forma como você se relaciona com seu cliente em todos os canais online e durante todo o seu ciclo de vida. Aprenda a se envolver de maneira individual e pessoal aumentando seu engajamento através do Email Marketing.
Fonte: Resultados Digitais
Equipe Dauertec