Parabéns, você fechou uma venda. Seu trabalho está feito e você pode então partir para outras atividades, correto? Ainda não. Há sempre oportunidades para upselling, cross-selling, e vendas de repetição!
Muitas vezes, os clientes de repetição gastam mais do que novos clientes e custam menos para gerar a venda.
O que você pode fazer então para cuidar desses clientes e gerar mais receita para o seu negócio? Uma ferramenta que você tem disponível é seu programa de e-mail marketing.
Ai vão algumas dicas para aumentar suas vendas com o pós-venda:
1) Aproveite seu e-mail de Obrigado/Confirmação
Após um cliente realizar uma compra ele tem duas opções: seguir em frente pois ele já conseguiu o que queria de você ou considerar maneiras de ficar envolvido com a sua marca que pode levar a futuras compras. E considerando que e-mails de confirmação são uns dos que possuem as maiores taxas em abertura, você tem uma oportunidade única para convencer os clientes a ficar atento e ver o que mais você tem para oferecer. E o que mais eles poderiam comprar de você.
2) E-mail de Comentários/Resenha do produto ou serviço
Você fez as vendas com o cliente, mas será que ele ficou satisfeito com a compra? Se ele teve algum problema com o produto, o serviço ou o processo de compra, você não pode esperar que eles comprem facilmente de você no futuro. Aproveite o poder do e-mail para tornar seu pós-venda mais escalável e seu marketing mais envolvente.
3) Seja ativo em Upselling e Cross-selling
Pense em upselling e cross-selling como um balcão de alimentos no cinema. Quando um cliente pede para que a pipoca passe a ser de média para grande, é o up-selling. Se ele pede para adicionar refrigerante e um doce, é o cross-selling.
4) Utilize a frequência de compra do cliente para antecipar reconversões
Outro aspecto importante para monitorar é quando os clientes estão comprando seus produtos. Os clientes compram mais no início de cada mês, no fim de semana, a cada dois meses ? Verifique as tendências numa linha do tempo para enviar e-mail de recomendações que antecipam as necessidades dos clientes.
5) Envie promoções exclusivas para os clientes atuais
As pessoas que já compraram de você devem ser recompensadas (se você quer incentivar as compras futuras, deveria). É hora de estender o tapete vermelho.
Um dos motivos para as pessoas se inscreverem nas newsletters é o de exclusividade. Eles querem as coisas boas que ninguém mais tem acesso. Use o e-mail marketing para oferecer algo que fará os clientes se sentirem especiais. Isso pode incluir ofertas e cupons para compras adicionais, mas você pode considerar um pouco mais de criatividade para fidelizar os clientes no ciclo de vida. Aqui estão algumas idéias para o conteúdo do e-mail exclusivo:
Conteúdo especial antes de ser publicado em seu site
O primeiro contato com um novo produto ou serviço antes de qualquer outra pessoa – você pode também pedir um feedback!
Uma espiada no “por trás das cenas” em um evento ou conferência.
6) Use ofertas de grupo ou programas de referência para trazer novos leads
Há muitas maneiras de usar os clientes atuais para trazer novo tráfego, leads e clientes. Adicionando um “compartilhe” nos e-mails, dando descontos para clientes que recomendam ou até mesmo pedir referências diretamente são métodos de geração de novos clientes.
Fonte: Ecommercenews
Equipe Dauertec Sistemas