Os marketplaces – sites que reúnem ofertas de produtos e serviços de diversos vendedores – são plataformas que funcionam como um shopping center onde é possível comparar várias opções de produtos, preços e lojas com muita agilidade.
Muitos vendedores (lojistas ou varejistas) ainda não sabem como vender seus produtos nesses canais ou não se sentem seguros para tal operação, uma vez que o processo é um pouco burocrático e trabalhoso. Além disso, para fazer parte de alguns marketplaces é necessário passar por uma seleção rigorosa.
Para facilitar a sua vida, fizemos um levantamento das principais etapas para começar a vender nos maiores marketplaces nacionais.
1. Cadastro de parceiro
O primeiro passo é preencher o cadastro de parceiro dos marketplaces. Geralmente, os formulários de cadastro estão disponíveis nos sites dos marketplaces:
Submarino:
https://www.b2wmarketplace.com.br/
Walmart:
https://marketplace.walmart.com.br/
Amazon:
https://services.amazon.com.br/venda-na-amazon/como-funciona.html
Casas Bahia:
https://www.casasbahia.com.br/marketplace/venda-nas-casas-bahia.aspx?origin=cb
Magazine Luiza:
https://www.magazinevoce.com.br/
Ponto Frio:
https://www.pontofrio.com.br/marketplace/venda-no-pontofrio.aspx
Extra:
https://www.extra.com.br/marketplace/venda-no-extra.aspx?origin=ex
MercadoLivre:
https://www.mercadolivre.com.br/anuncios-gratis?referer=homes_sell_layer
2. Documentação necessária
Alguns marketplaces exigem, além do cadastro no site, uma série de documentos legais. A documentação necessária varia de marketplace para marketplace. Para você ganhar tempo, providencie os seguintes documentos:
- Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral perante a Receita Federal (CNPJ)
- Comprovante de Inscrição Estadual
- Declaração do regime de tributação
- Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA – ICMS)
- Alvará de funcionamento do estabelecimento (localidade) que irá disponibilizar produtos
- Certidão Negativa de Débitos Tributários – Tributos Federais e Dívida Ativa da União
- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT
- Certidão Negativa de Débitos Previdenciários
- Certidão Negativa de Falência e Concordata – Estado(matriz e filiais)
- Certidão dos Distribuidores Cíveis do Estado sede
- Certidões dos Distribuidores Criminais do Estado sede (em face dos representantes legais e referentes ao CNPJ do Fornecedor)
- Certidão de distribuição de ações e execuções cíveis e criminais da Justiça Federal
- Contrato/ Estatuto Social atualizado (constituição e última alteração) + Certidão simplificada do SINREM (obtida na Junta Comercial do estado sede)
Já tenha estes documentos (cópias digitais) em mãos na hora do cadastro.
3. Aprovação
Após o preenchimento do formulário e o envio da documentação, o seu cadastro irá passar por um processo de aprovação (filtro, seleção, crivo). Cada marketplace possui um método. Alguns aprovam de forma automática, logo após o cadastro, enquanto outros fazem uma seleção rigorosa, além da possibilidade de negociar a comissão sobre vendas.
Geralmente, após o cadastro e envio da documentação, o marketplace entra em contato para dar sequência ao processo.
4. Envio de produtos e operação
Após a aprovação do seu cadastro, é hora de enviar os dados dos seus produtos e começar a operação de vendas no marketplace.
Geralmente, a operação acontece da seguinte forma:
a – Tudo começa pelo envio dos dados dos seus produtos ao marketplace.
b – O marketplace divulga os seus produtos para milhares de visitantes.
c – Os consumidores escolhem os produtos e realizam a compra, diretamente no marketplace.
d – O marketplace envia para você os dados dos pedidos aprovados.
e – Você se responsabiliza pela entrega dos produtos e, também, pelas trocas e devoluções.
f – Finalmente, o marketplace repassa mensalmente para você o valor referente às vendas do mês, recolhendo a comissão sobre vendas (negociada no processo de adesão).
Se você possui uma plataforma de e-commerce, é possível integrar seu sistema com os marketplaces e enviar os produtos automaticamente, evitando o recadastramento de todos os produtos. Da mesma forma, a operação (recebimento de pedidos, atualização de estoque, envio de novos produtos, etc) também poderá ser integrada. Caso você queira fazer a gestão destes canais de forma manual e isolada, os marketplaces fornecem algumas ferramentas para você enviar os produtos e controlar as vendas diretamente por lá.
5. Integração da sua loja física com os marketplaces
Manter a operação de vendas em um marketplace é uma atividade árdua e trabalhosa. São tarefas repetitivas que tomam o seu precioso tempo. Para eliminar esse retrabalho, é possível integrar o sistema de gestão da sua loja (e-commerce/backoffice/ERP) com os marketplaces.
Desta forma, você consegue: enviar automaticamente os produtos que estão cadastrados no seu sistema para os marketplaces; receber os pedidos dos marketplaces diretamente no seu sistema; manter o seu estoque sempre atualizado; e, o melhor, sem alterar seu processo atual de vendas.
Apesar da complexidade e particularidade de cada marketplace, atuar nestes canais é sucesso garantido para quem pretende alavancar suas vendas. O ponto principal é encontrar uma harmonia entre o consumidor, o marketplace e o lojista. Seguir os termos e condições de uso de cada marketplace é essencial para um bom andamento do processo de venda e aceitação positiva do consumidor. Com isso, todos saem ganhando com os benefícios que esta modalidade de comércio eletrônico pode proporcionar.
A Dauertec oferece um módulo para integração entre seu ERP (DauerAdm) e todos os marketplaces apresentados acima. Conheça nosso integrador clicando no botão abaixo:
Postado originalmente em ecommercenews.com.br.
Dauertec Sistemas
Oferecemos sistemas de gestão para Distribuidoras, Comércio, Indústrias e Mercado Editorial / Livreiro.