Relacionamento: Toda empresa deve se preocupar em criar e manter um cadastro atualizado de seus clientes. Algumas atividades dentro de seu negócio podem ser realizadas a partir deste cadastro.

Podemos citar alguns exemplos de tais situações:

Realizar procedimento de trocas
Informar aos clientes sobre chegada de produtos encomendados
Informar sobre ações de marketing
Interagir através das redes sociais
Liberação de credito
Programas de fidelidade

Existem algumas informações mínimas que você deve ter de seus clientes:

Nome
Sexo
CPF
Telefone
Endereço
Email
Algumas informações acabam sendo importantes para estreitar o relacionamento junto a seus clientes, como por exemplo:

Data de aniversario
Informações de redes sociais
Registrando as compras deste cliente no seu cadastro, pode-se obter diversas informações sobre este cliente:

Produtos que consomem
Freqüência de compras
Ticket médio
Peças por compra

Talvez seu negócio ainda não tenha uma estratégia elaborada para o uso do cadastro, mas o ideal é que inicie ainda hoje a coleta de dados e assim em breve terá uma grande base de dados para ampliar o relacionamento com seus clientes. Esta base cadastral é um dos patrimônios de sua empresa.

Fonte: Portal Saia do Lugar

Equipe Dauertec