A conquista dos clientes depende muito do esforço que cada gestor aplica em sua loja, da motivação que passa à equipe e das parcerias que firma.
Abaixo destacamos algumas formas de aumentar suas vendas no ecommerce e/ou loja física, apresentadas pelo consultor Alexandre Prates.
1. Busque parcerias
Identifique quais são as empresas que têm mais interação com o público que você deseja atrair e firme parcerias com elas.
2. Faça networking
Antes de firmar parcerias, é preciso saber quem contatar para concretizá-las.
3. Esteja presente
É essencial tornar a empresa conhecida no ambiente do público-alvo. Para saber onde esses possíveis clientes estão, você terá de pesquisar.
4. Divulgue de modo eficaz
A divulgação em massa pode ser feita por meio de outdoors, cartazes, revistas ou qualquer meio que atinja uma grande parcela da população, mas isso não exclui a necessidade de uma abordagem mais pontual.
5. Exceda as expectativas do cliente
O importante não é apenas se preocupar em vender, mas sim em vender a coisa certa para cada um. De acordo com o consultor, um freguês bem atendido pode recomendar ou não a empresa. Mas, quando o atendimento é espetacular, ele certamente recomendará o estabelecimento.
6. Invista no atendimento
Embora todo mundo saiba que o bom atendimento é um dos fatores primordiais para a satisfação dos clientes, muitas empresas ainda pecam nesse quesito.
7. Motive a equipe
Para estimular a equipe, o líder deve provar que a meta vale a pena. E o funcionário entende isso quando é premiado pelos objetivos atingidos. O reconhecimento pode vir tanto por meio de comissões, por exemplo, como ter um foco mais emocional – vale elogio em público, feedback positivo ou demonstração de confiança.
8. Lidere
De todas as dicas, essa é considerada vital pelo consultor. “À frente de times de alto desempenho sempre há bons líderes que fazem as pessoas brilharem”, afirma Prates. As lojas que apresentam grandes resultados, segundo ele, são aquelas onde o dono está presente, e não apenas investindo dinheiro no negócio. “Uma grande empresa se faz com uma equipe bem liderada.”
Fonte: Portal Varejo Sebrae
Equipe Dauertec