Para administrar bem uma empresa você tem que estar atento a todos os campos e seções do seu negócio; o que acontece fora e dentro de seu estabelecimento comercial, qual a margem de lucro e principalmente quais gastos estão sendo registrados, e o que está envolvido nele, porque você pode estar perdendo dinheiro por tomar decisões mínimas quanto a seus gastos.

Selecionamos alguns dos aspectos que demandam de muita atenção, pois vão ajudá-lo a evitar decisões com análises superficiais e evitar que sua empresa não perca dinheiro desnessário?

1. Negligência no acompanhamento das despesas operacionais

Controle com precisão e frequência os gastos da sua empresa, para que não passe despercebido qualquer alteração bancária não costumeira. Com isso você dará seriedade e respeitabilidade a sua empresa, frente a fornecedores, funcionários e os próprios clientes, assim desfalques bancários serão evitados.

2. Ter gastos que não geram lucro à empresa

Antes de colocar dinheiro em alguma ação, pergunte-se se realmente este investimento resultará em mais contentamento ao seu cliente, e automaticamente, mais vendas ou receita?

Não deixa sua empresa no vermelho por algo que não vale a pena. Preveja o que pode acontecer. Invista em algo que seu cliente preze, e dinheiro será poupado.

3. Falta de análise na hora de formar preços

Você precisa saber com precisão qual o custo do seu produto. Por que se não souber isso, não saberá por quanto deve vender. Por exemplo, se você forma um preço ruim da mercadoria, e coloca o preço de tal abaixo do que ela vale, não terá margem de lucro. Você não deve fazer vendas a qualquer preço, precisa estabelecer um limite mínimo de quanto deve ganhar por algo e seguir a risca o determinado.

4. Possuir processos que não são eficientes

Se há uma forma mais eficiente de realizar atividades na sua empresa do que a que é usada, você não deve se contentar em agir da forma atual. Da mesma forma com gastos. Reveja todo o seu processo operacional e tente identificar lacunas ou retratabalhos que sua equipe está tendo. Qualquer mínimo desvio interfere diretamente no resultado de seu negócio, portanto corte gastos que não deveriam existir.

Uma sugestão é partir do zero ao fazer o orçamento da empresa. Teste cada item do orçamento separadamente, sem ter uma base em que se apoiar. Isto competirá aos gestores a busca de melhorias operacionais, ajudará a detectar orçamentos inflacionados e encorajará os gestores a olhar criticamente para a forma como um serviço é prestado.

Neste aspecto, um sistema de gestão (ERP) é indispensável para ajudá-lo no processo. Pois, só com os dados todos tabulados, é que você poderá fazer análises mais completas sobre todos os setores da empresa.

Dauertec Sistemas
Oferecemos sistemas de gestão para Distribuidoras, Comércio, Indústrias e Mercado Editorial / Livreiro.