A 6ª Edição da Black Friday terminou com saldos bem positivos para a economia brasileira, com o faturamento de R$ 1,536 bilhão e cerca de 76% a mais que em 2014.
Sendo considerada uma das datas comerciais mais importantes no Brasil, a Black Friday superou as expectativas e os números definitivamente comprovam que o comércio eletrônico tende aumentar sua incidência no setor de vendas em todo o país, que atualmente está próximo aos 3% de acordo com pesquisas anteriores.
Apesar de a crise econômica assolar muitos empresários em vários segmentos e setores empresariais, sejam micro ou multinacionais, provocando demissões em massa e cortes de gastos, se visto por outro ângulo, este momento pode ser considerado uma grande oportunidade para aumentar a lucratividade da empresa, principalmente, nestes eventos prestigiados no país. Basta ao empresário, definir quais serão as técnicas a serem usadas e para onde futuros investimentos – mesmo que em pequenas proporções – deverão ser direcionados.
Siga as dicas de vendas abaixo, aproveite as datas especiais e prepare-se para aumentar suas vendas neste final de ano:
1. Equipe efetiva: Faça uma pré-seleção ao decorrer do ano e escolha apenas os melhores profissionais do mercado para integrar sua equipe de vendas. Seus vendedores são a principal ligação cliente e empresa e o desenvolvimento deste atendimentos serão cruciais para definir quantidade de negócios fechados ou clientes em potencial.
2. Simplificação de processos: Agilize os atendimentos, busque soluções que possam otimizar todos processos de venda. Aumente a efetividade de seus vendedores, crie mais oportunidades para negócios, aumente a incidência da sua marca e fidelize seus clientes de uma vez só.
3. Planejamento de promoções: Seja criativo. Crie uma série de promoções correspondentes com as datas festivas, podendo alcançar um número maior e mais diversificado de consumidores. Oferecer cupons de desconto é outra forma em aumentar as vendas, fidelizar clientes e ainda ter chances de receber boas indicações de seus clientes atuais.
4. Estoque garantido: Com os resultados em mãos do faturamento de anos anteriores, defina estratégias para melhorar as vendas neste ano e calcule quais serão os gastos e investimentos que cobriram falhas anteriores ou futuras demandas no final de 2015.
5. Atendimento diferenciado: Destaque-se. Valorize seus funcionários, ressalte as qualidades da sua empresa e promova as vantagens do seu produto/serviço em diversos canais de publicidade. Integre estas ações com a utilização de ferramentas que intensificam o atendimento com o cliente, duplicando seu faturamento nas datas comerciais mais importantes do país.
Equipe Dauertec
Sistemas de gestão comercial