Sem dúvida, o desconto é a forma mais simples de realizar uma promoção de vendas. Porém, nem sempre é a melhor forma de atrair clientes ou atender às necessidades do empresário. A ideia do desconto é que vender mais produtos compensa o preço mais baixo. Só que nem sempre é o que ocorre. Muitas vezes, abaixamos o preço para vender mais e a concorrência também abaixa, anulando os efeitos de atração da promoção.
Outro problema associado ao uso indiscriminado de descontos é a percepção de qualidade do produto. Com o passar do tempo, os preços reduzidos podem deixar a impressão de má qualidade. Para ter sucesso nas promoções de vendas, o empresário deve entender as necessidades e hábitos dos clientes e ajustar o incentivo promocional, que nem sempre será o preço. Muitas vezes, os clientes podem estar mais sensíveis a brindes ou sorteios do que a descontos.
Lembre-se: Não importa qual o seu produto ou cliente; quando falamos de promoção de vendas, sempre há espaço para a inovação. Surpreenda e venda mais, sempre.
Autor: Gustavo Carrer Sebrae-SP
Equipe Dauertec
Trackbacks/Pingbacks