Pesquisa realizada em Março/2013 pelo E-commerce News em parceria com a Netquest, releva melhor o perfil do e-consumidor.
Dados mostraram que 61% dos entrevistados acreditam que as compras realizadas pela internet são mais conscientes do que em lojas físicas. Em lojas físicas, a pesquisa revela que 57% das pessoas podem se sentir pressionadas pelo vendedor para adquirir um produto. Além desses dados, 43% dos entrevistados disseram se arrepender de uma compra feita em loja física. Isso quer dizer que compraram por impulso ou por interferência de alguém, o que acontece com bem menos frequência na compra online, pois 73% das pessoas costumam estar sozinhas nessas situações.
Isso também pode ser justificado pelos números da pesquisa:
- 54% estão acompanhados quando compram em lojas físicas,
- já na loja online preferem comprar sozinhos, representando 73%.
Diante do perfil do e-consumidor e das pesquisas, autores discutem a necessidade ou não de se humanizar o e-commerce. A compra online tem se mostrado bastante objetiva, e os autores que defendem a humanização no atendimento alegam que o cliente precisa sentir-se atendido por quem conhece o que ele precisa e usa. Humanizar é criar entre a loja virtual / e-commerce e o cliente um ambiente de empatia.
Para isso, o lojista virtual pode utilizar algumas ferramentas como:
• Chat Online
• Customização da loja em períodos sazonais
• E-mails individualizados
• Contato pós-venda
Dúvidas? Entre em contato conosco.
Fonte: Blog do Comércio Sebrae
Equipe Dauertec
Sistemas de Gestão Comercial