O controle do fluxo de caixa é um elemento importantíssimo para todo e qualquer negócio, já que com ele é possível saber para onde vai todo o dinheiro da empresa. Sabendo o quanto e no que este dinheiro é gasto, fica fácil implementar estratégias para redução de custos e montar planejamentos para que tudo esteja sempre em dia. Em apenas 5 passos é possível aprender como manter um ótimo controle de fluxo de caixa. Veja:

Saldo inicial da empresa: Para começar, anote qual é o saldo inicial da sua empresa, ou seja, o quanto há disponível em caixa. Some o saldo de todas as contas da empresa e então você terá o valor correto.

Entrada e saída de caixa: Durante o período estabelecido (recomenda-se semanal ou mensal) registre todo o dinheiro que entrou na empresa. além disso, é necessário registrar as saídas de dinheiro e também para quais finalidades, por exemplo: conta de luz, aluguel, salário de funcionários etc.Assim, a administração consegue avaliar no que você mais gasta e pode elaborar uma estratégia de economiza de custos.

Cálculo de saldo operacional: Para calcular o saldo operacional, basta subtrair as entradas de caixa do período estipulado com as saídas de caixa do mesmo período.

Saldo final: Este é o momento de fechar um ciclo e avaliar o desempenho da empresa durante determinado período. Para calcular os saldo final basta subtrair o saldo inicial e saldo operacional. É esse resultado que vai auxiliar o departamento administrativo quanto as finanças da organização.

Sistema de gestão: Quanto mais sua empresa cresce, mais difícil fica controlar as entradas e saídas de dinheiro manualmente e é por isso que se faz necessário o uso de um sistema de gestão eficiente. ele é responsável pela automatização desses registros e além de ser mais ágil, reduz o trabalho do setor financeiro.

Quer saber como a Dauertec pode melhorar o seu negócio? Entre em contato com um de nossos consultores.

Equipe Dauertec – Oferecemos sistemas de gestão para Distribuidoras, Comércio, Indústrias e Mercado Editorial / Livreiro.