Falta menos de um mês para o fim do emissor gratuito de NF-e da SEFAZ e a mesma recomenda que seus usuários busquem outro emissor o quanto antes.
O motivo do rompimento, segundo a Sefaz, foi o grande número de migrações dos usuários para outros emissores mais completos ou até mesmo soluções próprias. Aos usuários do emissor gratuito de nfe, a Sefaz orienta que busquem outra solução, já que o mesmo não será mais atualizado, causando erro de transmissão das informações, falta de acesso ao suporte, dentre outros problemas.
Para voltar a emitir suas notas fiscais eletrônicas, é preciso passar por as seguintes etapas:
1.Cadastro na Secretaria da fazenda (Sefaz)
O primeiro passo é formalizar o requerimento de credenciamento de NF-e. Nele você deverá selecionar a inscrição estadual (CAD/ICMS) de cada estabelecimento que irá emitir a Nota. Após isso, já estará liberado o Ambiente de Homologação para testes. Apesar de parecer complicado, o cadastro é bem simples, mas costuma variar conforme o Estado. Para mais informações, consulte o site da Sefaz do seu Estado.
2.Certificado Digital
Para poder emitir notas fiscais eletrônicas é preciso do certificado digital, que é basicamente a assinatura eletrônica da empresa. Por possuir validade jurídica, identifica e protege a transferência de informações digitalmente. Caso sua empresa ainda não possua um certificado digital, o mesmo pode ser adquirido nas seguintes Autoridades Certificadoras (ACs): Correios, Serasa Experian, Certisign, Valid Certificadora e Caixa Econômica Federal.
3. Contratar e cadastrar suas informações no novo emissor
Agora é preciso fazer a escolha de um novo emissor de notas fiscais eletrônicas e cadastrar suas informações no mesmo. Os dados solicitados são geralmente CNPJ, Inscrição Estadual, Regime Tributário e outras informações. Depois dessa configuração, já é possível emitir notas novamente.
Oferecemos ao mercado uma solução de rápida implantação, ágil e de interface de fácil entendimento. Além disso, sua empresa poderá contratar o emissor em condições especiais até 20/12/2016.
Entre em contato conosco e resolva com segurança essa mudança fiscal, para tal clique aqui.
Equipe Dauertec – Oferecemos sistemas de gestão para Distribuidoras, Comércio, Indústrias e Mercado Editorial / Livreiro.