O setor financeiro é sem dúvidas uma das áreas mais importantes da empresa, e é por isso que existem diversos relatórios para acompanhar a saúde financeira de seu negócio. Mas afinal, você sabe quais os relatórios financeiros de maior relevância para sua empresa?

Com tantos números, as vezes realizar um controle eficaz pode se tornar uma tarefa complicada e é por isso que listamos abaixo os relatórios financeiros que devem ser acompanhamos e receber maior atenção. Veja:

Fluxo de Caixa

Os relatórios de fluxo de caixa registram e apontam a entrada e saída de dinheiro, além disso dão base para os próximos meses. A importância desse relatório é sem dúvida pela organização, uma vez que ele possibilita o controle das compras  e projeção dos pagamentos de funcionários, evitando desperdícios, atrasados e controlando melhor o capital de giro da empresa.

DRE (Demonstração de Resultados) 

Com um nome sugestivo, tem a função de apresentar e também controlar os resultados obtidos pela empresa. Isto é, ele registra todas as despesas, e os lucros obtidos, demonstrando o rendimento do mês. O DRE ajuda a minimizar os prejuízos e traçar metas, porque aumenta a visualização do gestor/empresário sobre o seu negócio.

Outros relatórios

Existem outros relatórios que também auxiliam no controle financeiro, como planejamento orçamentário e relatórios de custos, por exemplo. Planejamento orçamentário é bem relevante e pode ser feito a cada seis meses ou um ano. Os resultados podem ser comparados com o DRE e assim é possível observar se a empresa está conseguindo atingir seus objetivos ao longo do tempo.

Com os relatórios de custos e preços é possível saber quanto cada unidade custa e calcular estrategicamente os lucros para cobrir as despesas, servir como base para criação de regras de preços, estabelecer boas condições de pagamentos e negociações.

Nos comentários, conte-nos mais sobre os relatórios utilizados pela sua empresa para acompanhar o financeiro.

Equipe Dauertec
Oferecemos sistemas de gestão para Distribuidoras, Comércio, Indústrias e Mercado Editorial / Livreiro.